Psicologia das Formas: O que diz o seu logótipo?

Tal como existe a Psicologia das Cores, existe também a Psicologia das Formas. A esta altura, deve estar já a pensar: “Há psicologias para tudo”… e é uma verdade, à qual a área da Comunicação não escapa!


Já olhou bem para o logótipo da sua empresa? Então olhe com atenção, e tente perceber que tipo de sensações ele lhe transmite. Pode haver consumidores a quem esse tipo de detalhes passa ao lado, mas na verdade, o designer teve isso em consideração, pode ter a certeza!

Vejamos, então, o que dizem os especialistas na matéria… e o mesmo significado se aplica a tipografias com este tipo de formas.


FORMAS ARREDONDADAS, COMO CÍRCULOS OU CURVAS:

  • Harmonia

  • Feminilidade

  • Naturalidade

  • Protecção

  • Calor

  • Energias positivas

  • Sentimento de pertença

  • União

  • Universalidade

  • Amizade

  • Amor

  • Ternura



FORMAS ANGULARES, COMO TRIÂNGULOS:

  • Equilíbrio

  • Masculinidade

  • Poder

  • Profissionalismo

  • Eficiência

  • Inovação

  • Modernidade

  • Vitalidade

  • Tecnologia

  • Dinamismo

  • Energia

  • Crescimento

  • Foco



FORMAS RECTAS, COMO RECTÂNGULOS OU QUADRADOS:

  • Solidez

  • Força

  • Segurança

  • Seriedade

  • Confiança

  • Organização

  • Estabilidade

  • Resistência

  • Rigor

  • Ordem

  • Realismo

  • Honestidade

  • Compromisso



Tal como as formas, o uso de linhas também quer dizer algumas coisas… por exemplo:

  • LINHAS VERTICAIS simbolizam Força, Elegância e Progresso.

  • LINHAS HORIZONTAIS simbolizam Estabilidade, Confiança e Tranquilidade.

  • LINHAS DIAGONAIS, quando usadas no sentido ASCENDENTE, simbolizam Movimento Positivo (dinamismo e crescimento) e, pelo contrário, se usadas no sentido DESCENDENTE, simbolizam Movimento Negativo (tristeza ou regressão)


Agora que já lhe demos umas luzes sobre as formas do seu logótipo, tire uns minutos para observá-lo e confirme se, de facto, vai de encontro à mensagem que a sua marca ou produto pretende passar aos seus consumidores.

Não se esqueça de analisar também as cores usadas e veja aqui o que se diz sobre o assunto.


Se precisar de ‘refrescar’ a sua imagem, fale com a MANDARINA! ;)

6 visualizações

+351 229 962 055 | +351 935 496 400 | info@mandarina.pt

© 2019 by Projecto Mandarina | Marketing & Comunicação, Lda.