O que é um BRIEFING e porque é tão importante?

O Briefing, normalmente usado nas agências de marketing e comunicação, não é mais do que o conjunto de informações que define o projecto, passo a passo.


Contém orientações e informação clara sobre o objectivo e como lá chegar, no sentido de obter o resultado desejado. No fundo, é uma descrição detalhada do trabalho a realizar, onde é especificado, detalhadamente:

  • Produto ou Serviço

  • Público-alvo

  • Mercado onde actua

  • Posicionamento

  • Objectivos da empresa ou da marca


Não convém ser um documento demasiado extenso mas, por outro lado, não pode faltar nenhum tipo de informação relevante para o projecto, que servirá de orientação à equipa executante. A informação contida deve ser relevante e definir a estratégia a seguir.



Porque é que um Briefing é importante?


Um Briefing bem estruturado é o ponto de partida para o sucesso do planeamento.


Agrupa a informação necessária para todos os departamentos, pela ordem de execução, o que facilita a missão de todos os envolvidos, sejam criativos, marketeers, gestores, programadores, administrativos, etc.


Além disso, o Briefing carrega em si toda a história do cliente, da marca, do produto, o que facilita a todos corresponder às expectativas do cliente, sem dar ‘tiros no pé’, como se diz por aí.


Um plano bem estruturado e com etapas bem definidas vai, certamente, evitar falhas desnecessárias.


Para que tudo corra pelo melhor, reúna com o seu cliente as vezes necessárias. A sua equipa pode ser a melhor do mundo, mas ninguém conhece o seu negócio melhor do que ele mesmo.

7 visualizações

+351 229 962 055 | +351 935 496 400 | info@mandarina.pt

© 2019 by Projecto Mandarina | Marketing & Comunicação, Lda.