O Briefing, normalmente usado nas agências de marketing e comunicação, não é mais do que o conjunto de informações que define o projecto, passo a passo.
Contém orientações e informação clara sobre o objectivo e como lá chegar, no sentido de obter o resultado desejado. No fundo, é uma descrição detalhada do trabalho a realizar, onde é especificado, detalhadamente:
Produto ou Serviço
Público-alvo
Mercado onde actua
Posicionamento
Objectivos da empresa ou da marca
Não convém ser um documento demasiado extenso mas, por outro lado, não pode faltar nenhum tipo de informação relevante para o projecto, que servirá de orientação à equipa executante. A informação contida deve ser relevante e definir a estratégia a seguir.

Porque é que um Briefing é importante?
Um Briefing bem estruturado é o ponto de partida para o sucesso do planeamento.
Agrupa a informação necessária para todos os departamentos, pela ordem de execução, o que facilita a missão de todos os envolvidos, sejam criativos, marketeers, gestores, programadores, administrativos, etc.
Além disso, o Briefing carrega em si toda a história do cliente, da marca, do produto, o que facilita a todos corresponder às expectativas do cliente, sem dar ‘tiros no pé’, como se diz por aí.
Um plano bem estruturado e com etapas bem definidas vai, certamente, evitar falhas desnecessárias.