Dicas básicas para o dia-a-dia das redes sociais

A principal exigência do marketing digital, comparativamente ao tradicional, é a obrigatoriedade de um acompanhamento permanente. Parece trabalhoso (e é!), mas só assim é que vai conseguir tirar dele o maior proveito. E, acredite, é um maravilhoso mundo novo!

Hoje, vamos focar-nos apenas nas redes sociais (como se isso fosse pouco!), e ajudá-lo a planear, com pequenas rotinas que não deve descurar... todos os dias, ok?


1. Planeie e Calendarize

Ao planear as suas publicações, além de alcançar melhores resultados, é certo que vai ganhar tempo para as restantes actividades que a sua empresa lhe exige. Lá diz o ditado… ‘a pressa é inimiga da perfeição’.


2. As suas Publicações


O conteúdo das suas publicações é fundamental!

Conforme a sua área de negócio, pense no que é mais relevante e sobre que assuntos deve falar. Aborde temas de interesse para o seu público-alvo, de acordo com a sua marca. Não lhes interessa o relato da sua ida ao futebol, no fim-de-semana…


Como e Quando?

Pode usar textos, imagens, vídeos, ou mesmo uma conjugação entre estes. Mas atenção… não se alongue nos textos! Nas redes sociais, os utilizadores não perdem tempo com grandes testemunhos. Para isso, e se entender que tem matéria suficiente, crie um blog.

Pense no seu público e pesquise o melhor horário para chegar ao maior número de pessoas possível. Faça testes sem medo, procure resultados estatísticos (há imensos estudos sobre isso, até com resultados divergentes, admitamos), avalie as métricas e ajuste, sempre que necessário.


Ajuste a linguagem ao seu público-alvo. Fale com ele de forma cativante e ofereça o que ele espera de si. Não se esqueça de que as redes sociais são isso mesmo… sociais! Não há necessidade de grandes formalidades no discurso, mas antes uma necessidade de aproximação às suas personas.


Reveja tudo muito bem, antes de publicar. Nas redes sociais (até diríamos que serve para tudo na vida), não são admitidos erros ortográficos ou gramaticais. Os utilizadores são implacáveis e estão sempre ‘à caça’ de falhas, para despejarem as suas críticas.


Tudo pronto? Vamos, então, publicar! Se não for essa a melhor hora, pode recorrer à bela funcionalidade de agendamento das suas publicações, para o dia e hora que considera conveniente, esquecer o assunto e passar à tarefa seguinte.


3. A Relação com as suas personas


Não se iluda. Não pense que, ao agir desta ou daquela forma, vai conseguir uma legião de fãs, de imediato. Criar uma relação com os nossos seguidores implica interesses comuns, confiança na marca e tempo… muito tempo! Como na vida.


Ao seguir o seu planeamento e cumprindo o calendário, vai estabelecer uma rotina conjunta com o seu público. Com tempo, vai perceber que o número de seguidores cresce e, com isso, o envolvimento deles com a sua marca. Terá mais likes, mais comentários, mais partilhas, mais mensagens… e cada vez mais seguidores.

Significa que está a fazer um bom trabalho e que o seu público se interessa pelos seus conteúdos e, consequentemente, pela sua marca.


É importante que não deixe nenhum comentário ou mensagem sem resposta. Da mesma forma como é importante que a sua resposta seja o mais rápida possível. Até 24h é aceitável, mas não é o ideal. Nas redes sociais, tudo é imediato e, perfeito, é que consiga responder quase em tempo real. Ou até um par de horas, vá… vamos assumir que tem mais coisas para fazer. Mas habitue-se a ir vendo o que se passa nas suas redes com regularidade. De hora a hora, se for possível.


No caso de receber comentários ou mensagens negativas, veja o que recomendamos, aqui.


4. Anúncios pagos nas redes sociais


Se a sua estratégia online passa também por algum investimento financeiro em publicidade nas redes sociais, o que lhe recomendamos é que, diariamente, analise os resultados desses anúncios.


Confirme se alcançou os objectivos propostos ou se será necessário rever o anúncio e faça os ajustes necessários. Mais uma vez, aconselhamos a que faça uma calendarização das suas campanhas, à semelhança das publicações.


Os anúncios nas redes sociais são, normalmente, de preços reduzidos e custos facilmente controláveis, pelo que pode alcançar resultados bastante satisfatórios, considerando o investimento e o retorno.


Para sua orientação, acompanhe os resultados. Analise as métricas, nomeadamente o alcance, tráfego, envolvimento e crescimento. Com essa informação, poderá delinear melhor as suas campanhas futuras, assente numa estratégia mais orientada.


PLANEAR > GERIR > MEDIR > AJUSTAR

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