Como aproveitar as datas especiais e a sazonalidade do produto

Actualmente, todos os dias são dia de alguma coisa… da Mãe, do Pai, da Criança, dos Avós, do cão, do amigo, do ambiente, disto e daquilo. E todos eles são motivos de festejo, se quisermos. Há, inclusive, os chamados ‘calendários do marketing’, disponíveis para o ajudar a lembrar essas datas especiais.


Convenhamos que algumas datas são ridículas e perfeitamente irrelevantes, mas ainda assim, há a sazonalidade do marketing, que não devemos descurar.


O Natal, por exemplo, é um período que podemos explorar para ajudar a aumentar as vendas da nossa empresa. Os dias da Mãe e do Pai, bem como o dia dos Namorados, são outros em que as vendas disparam, naturalmente. Agora imagine se lhe dermos uma mãozinha… ;)

1. Planeie com antecedência

Faça um mapa com as datas importantes, considerando as datas nacionais importantes e a sua área de negócio. Se o fizer com tempo, poderá evitar falhas antecipadamente.

Consulte os calendários de marketing disponíveis (a E-Gói tem um, por exemplo), e procure datas além das que identificou de imediato, mas que possam, igualmente, ser interessantes, considerando a actividade da sua empresa. Se tem uma cafetaria, o Dia do Café pode ser interessante para si, por exemplo.


2. Esteja consciente da sazonalidade do seu negócio e do ciclo de vida do seu produto

Vende gelados? Então há que encontrar uma forma de estender essa venda até ao inverno. Vende collants? Então há que preparar um modelo que se venda no verão.

Antecipe-se, planeie e reconstrua-se.


3. Segmente conteúdos

Todas as empresas (ou a maioria) têm mais do que uma persona (público-alvo). Ao segmentar os conteúdos que difunde, vai conseguir alcançar um maior número de consumidores.

Com o tal mapa de datas importantes acima referido, o seu foco vai estar na diversificação das suas campanhas e direccionado à persona que lhe interessa atingir, naquele momento.


4. Os canais de comunicação

Observe bem a sua base de dados, os seus clientes e o que a sua empresa vai divulgar. Para cada tipo de perfil, defina que canal de comunicação vai ser usado, de forma a atingir os melhores resultados.


Independentemente da estratégia montada, conforme a sazonalidade ou a data festiva, relembramos que é importante planear com tempo. Assim, é mais fácil evitar falhar e alcançar resultados, controlar o investimento e aumentar o retorno.

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