Vai criar um negócio? Pense no seu Branding, antes de tudo!
Mas o Branding, afinal, é o quê?
O Branding, em traços gerais, é o que vai definir a sua marca. Envolve os objectivos, a missão, o tipo de negócio, estratégias de divulgação, as suas personas, a sua identidade visual… e tudo o mais que lhe ocorra, dentro da sua actividade.
Branding é criar uma marca, não um negócio!
É alcançar notoriedade que lhe permita vender sem parecer que vende.

Se não pretende ou não tem possibilidade de contratar um profissional e tenciona tratar do seu Branding por iniciativa própria, cá ficam umas dicas:
Pense no que gosta e no que quer fazer da sua empresa. O que pretende transmitir com o seu produto/serviço. Que público quer atingir. Qual é o seu objectivo e a sua missão. Como quer trabalhar e do que precisa para arrancar, com o que tem e o que pode fazer. Desta forma, começa a criar a sua identidade da marca e a perceber como lá chegar.
Com essa informação bem presente, comece a trabalhar a sua identidade visual, ou seja, além do logótipo, as cores, fontes, formatos que irão definir e identificar o estilo da sua marca.
Defina como e onde o seu público vai encontrar a sua marca. Online? Ou será num espaço físico? Que tipo de website? Terá um blog associado? Em que redes sociais pretende marcar presença? Definidos os ‘locais’ onde estará presente, é aí que irá divulgar o seu negócio. Essas presenças são muito importantes, pelo que convém não descurar essa escolha… faça-a bem.
Definidos esses pontos, toca a meter mãos à obra. Crie conteúdos, envolva pessoas, crie o seu público e marque a sua presença. Faca-se notar, junto das suas personas!
3 erros a evitar, pelo caminho…
Alimente a sua paixão pela sua marca e não esqueça NUNCA o seu propósito.
Não queira tudo! Foque-se no seu público e esqueça os ‘outros’. Nem todos os clientes são bons para todos os negócios.
Atenção à mensagem que passa. Não se desvie do conceito, da ideia, do seu próprio sentimento e da forma como pretende chegar às pessoas e ser visto por elas.