BRANDING: O que é e para que serve?

Vai criar um negócio? Pense no seu Branding, antes de tudo!


Mas o Branding, afinal, é o quê?


O Branding, em traços gerais, é o que vai definir a sua marca. Envolve os objectivos, a missão, o tipo de negócio, estratégias de divulgação, as suas personas, a sua identidade visual… e tudo o mais que lhe ocorra, dentro da sua actividade.


Branding é criar uma marca, não um negócio!

É alcançar notoriedade que lhe permita vender sem parecer que vende.



Se não pretende ou não tem possibilidade de contratar um profissional e tenciona tratar do seu Branding por iniciativa própria, cá ficam umas dicas:


  1. Pense no que gosta e no que quer fazer da sua empresa. O que pretende transmitir com o seu produto/serviço. Que público quer atingir. Qual é o seu objectivo e a sua missão. Como quer trabalhar e do que precisa para arrancar, com o que tem e o que pode fazer. Desta forma, começa a criar a sua identidade da marca e a perceber como lá chegar.

  2. Com essa informação bem presente, comece a trabalhar a sua identidade visual, ou seja, além do logótipo, as cores, fontes, formatos que irão definir e identificar o estilo da sua marca.

  3. Defina como e onde o seu público vai encontrar a sua marca. Online? Ou será num espaço físico? Que tipo de website? Terá um blog associado? Em que redes sociais pretende marcar presença? Definidos os ‘locais’ onde estará presente, é aí que irá divulgar o seu negócio. Essas presenças são muito importantes, pelo que convém não descurar essa escolha… faça-a bem.

  4. Definidos esses pontos, toca a meter mãos à obra. Crie conteúdos, envolva pessoas, crie o seu público e marque a sua presença. Faca-se notar, junto das suas personas!



3 erros a evitar, pelo caminho…

  1. Alimente a sua paixão pela sua marca e não esqueça NUNCA o seu propósito.

  2. Não queira tudo! Foque-se no seu público e esqueça os ‘outros’. Nem todos os clientes são bons para todos os negócios.

  3. Atenção à mensagem que passa. Não se desvie do conceito, da ideia, do seu próprio sentimento e da forma como pretende chegar às pessoas e ser visto por elas.


Fica a dica! ;)

Se precisar de ajuda, grite por "Socorro, Mandarina!".

9 visualizações

+351 229 962 055 | +351 935 496 400 | info@mandarina.pt

© 2019 by Projecto Mandarina | Marketing & Comunicação, Lda.