Afinal, o que é SEO?!

Muito se fala em SEO e na sua importância, para quem tem presença online.


Mas, afinal, o que é SEO?


SEO para cá, SEO para lá… como se fosse um bicho de 7 cabeças, inatingível e incompreensível. Não é! Dá trabalho? Dá! Muito! Mas basta entender o que é e como funciona.


As questões fundamentais são:

  • O que é?

  • Como me vai ajudar, estrategicamente?

  • Vale o investimento?


Vamos explicar-lhe e dar umas dicas, pode ser?


A tradução de SEO é Search Engine Optimization, o que não é mais do que uma optimização do seu site para as pesquisas nos motores de busca, como o Google. Na prática, o objectivo é encaminhar o seu público ao seu website, melhorando o seu posicionamento online, de forma a que apareça nos primeiros resultados de uma pesquisa.


E porque é que isto é importante? Porque, por norma, o utilizador vai ficar pelos resultados que apareçam na primeira página, já que não tem paciência para os milhares de páginas de resultados que lhe surgem.


No entanto, não pense que uma boa estratégia de SEO vai colocá-lo no pódio de um dia para o outro. Se for de forma orgânica, ou seja, sem publicidade que o faça aparecer logo nos primeiros resultados, vai levar algum tempo. E esse tempo depende de vários factores… senão, vejamos:


  1. Existem factores de optimização ‘interna’, que estão relacionados com a estrutura do website e de cada uma das suas páginas e dependem, quer do conteúdo do seu site, quer da clareza dos URL e das palavras-chave utilizadas para chegar ao mesmo.

  2. Existem os factores de optimização ‘externa’, que passam por ligações externas ao site, usando técnicas como as redes sociais, blogs, imprensa, publicações ou links externos que apontem para a sua página, entre outros que encaminham o seu potencial cliente para o seu site.


Como referimos acima, tem sempre a possibilidade de investir em publicidade paga, que lhe trará um retorno mais imediato. Conforme a sua área de negócio, a fase em que o mesmo se encontra e a sua possibilidade financeira, poderá ser uma hipótese a considerar.


Quer saber mais? Fale com a Mandarina!

16 visualizações

+351 229 962 055 | +351 935 496 400 | info@mandarina.pt

© 2019 by Projecto Mandarina | Marketing & Comunicação, Lda.