9 passos para criar uma estratégia de marketing digital

Atualizado: 8 de Jun de 2019

O primeiro passo para melhorar a sua presença online é criar uma estratégia para o marketing digital. A definição de uma estratégia é essencial para alcançar os seus objetivos.


Deixamos aqui 9 passos que pode seguir para definir a sua estratégia:


1. Definir os seus objetivos

Antes de mais, é necessário definir os objetivos que procura atingir. Sem saber que resultado queremos alcançar, nunca saberemos como lá chegar.


2. Identificar os clientes/público-alvo

É preciso saber identificar quem são os nossos potenciais clientes, qual é o público que a que pretendemos chegar.

Para o fazer, devemos primeiro definir que problemas resolvemos com o nosso negócio, o que nos levará a identificar as pessoas que mais provavelmente precisam do produto ou serviço que oferecemos. Posteriormente, pensar qual seria o nosso cliente ideal: onde vive, onde trabalha, género, capacidade financeira. É o que, hoje em dia, chamamos de ‘persona’. A nossa ‘persona’ é a caracterização do nosso cliente.


3. Posicionamento no mercado

É importante para todas as fases do negócio conhecer a nossa concorrência e o nosso posicionamento no mercado. E o posicionamento é, nem mais nem menos, a forma como queremos que a nossa marca seja vista no mercado.


4. SEM/SEO

Não basta resolver um problema, é preciso que os nossos potenciais clientes saibam que o fazemos. Para isso é importante ter um bom trabalho de SEM – search engine marketing e SEO – search engine optimization, possibilitando que a informação sobre o nosso negócio esteja nas primeiras páginas dos motores de busca para as palavras-chave associadas ao nosso negócio. É assim que os clientes nos chegam.


5. Content Marketing

O marketing de conteúdo é uma importante ferramenta na sua estratégia de marketing digital. Dependendo da área de negócio, o conteúdo atrai novos clientes, se for bom conteúdo. É também uma boa forma, em certas áreas de negócio, de ganhar visibilidade e notoriedade no mercado.


6. SMM - Social Media Marketing

Atualmente, as Redes Sociais são incontornáveis na difusão de uma mensagem. O social media marketing é uma forma excelente de aumentar a visibilidade da marca e criar uma relação de comunidade com os clientes e potencias clientes.

Para isso, é necessário avaliar as características de cada rede social para determinar as mais adequadas para a comunicação da nossa marca, produto ou serviço, fazer um planeamento do conteúdo, usar a publicidade e, sobretudo, avaliar a cada passo os resultados obtidos.


7. Email Marketing

Começar uma lista de email marketing é uma boa estratégia, que permite fazer chegar, aos clientes interessados, conteúdo de qualidade e adequado aos seus interesses. No entanto, é preciso uma boa estratégia para conseguir que os clientes recebam e, efetivamente, abram e leiam os emails.


8. Mobile Marketing

É importante estar preparado para investir em conteúdos adaptados a dispositivos móveis, uma vez que uma parte importante do público acede aos conteúdos digitais a partir dos seus telemóveis, pelo que os conteúdos devem ser adaptados para a visibilidade nestes dispositivos.


9. Avaliação e redefinição

Por último, não esquecer a avaliação dos resultados. A implementação da estratégia deve ser acompanhada de objetivos mensuráveis, de forma a possibilitar uma avaliação regular que permita validar a estratégia, ou ajustar a mesma.

Para terminar, o passo mais importante para criar a sua estratégia de marketing digital é, sem dúvida, conhecer a sua marca, serviço ou produto, e saber os objetivos que pretende atingir. Só com estes pontos bem definidos vai conseguir elaborar uma estratégia de marketing social que o leve ao sucesso.


A equipa da Projecto Mandarina está disponível para o ajudar nesta viagem pelo mundo digital!




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