Quando falamos de um cartaz, falamos de um outdoor, de um mupi ou de um simples flyer.
Ao criar o seu cartaz, seja para um evento, para divulgar um produto ou serviço, uma marca ou empresa, lembre-se que o principal objectivo do mesmo é chamar a atenção do seu público, destacar-se da concorrência e ser eficaz na transmissão da mensagem.
No seu cartaz, pode tudo… pode ser ousado, criativo, humorista, enfim… quebrar todas as regras, no sentido de despertar interesse e mexer com as emoções de quem o vê. Importante é não esquecer, porém, de conseguir o equilíbrio necessário entre os elementos que o compõem, sem esquecer alguns pontos importantes.

Abaixo, deixamos-lhe 7 dicas a considerar, antes de avançar:
1. Público-alvo
Conhecer bem o seu target é fundamental e a mais importante dica a ter em mente, seja lá qual for a peça gráfica que pretende criar. Pense bem no objectivo do seu trabalho e questione-se:
- A quem se dirige?
- O que estou a vender ou a querer informar?
- Como quero ser entendido?
- Como e onde vai ser usado/colocado?
Dispense algum tempo ao planeamento e defina a sua direcção. Acredite que esse tempo vai ajudá-lo e facilitar o seu trabalho.
2. Simplicidade
Renda-se à simplicidade e retire tudo o que esteja a mais. Limite a informação ao indispensável, use uma imagem ou frase forte, de forma a que o leitor não perca o foco.
Recorde a máxima “less is more”.
3. Aproveite-se da cor
Uma cor ou um conjunto de cores bem conjugadas, pode ajudá-lo a transmitir a mensagem. Use as cores certas, conforme o assunto, para impactar. Não exagere, porém, para não cair no erro de criar confusão e distracção.
4. Escolha bem as fontes
Faça testes com os tipos de fontes e limite a sua escolha a, no máximo, duas. Evite o erro de usar todas as fontes que acha bonitas e combine apenas um par delas, uma no título e outra no restante texto. Seja simples e objectivo.
5. Importância
Defina bem a importância da informação que transmite. Destaque o mais importante e distribua o restante texto informativo em parágrafos ou blocos, facilitando a leitura. Foque-se na informação essencial e distribua a mesma por níveis de relevância.
6. Humor
Quem não gosta de dar boas gargalhadas? Se o tema é favorável, use o humor. Seja ousado e divertido, seja com o texto ou com as imagens e irá, certamente, captar a atenção do seu público. Seja, no entanto, cauteloso, para não ferir susceptibilidades. Há diferentes tipos de humor, e nem todos são bem vistos pelas massas.
7. Profissionalize
Contrate um designer profissional, dê-lhe as directrizes necessárias, explique os seus objectivos e confie… ele saberá melhor do que ninguém como fazer e evita, dessa forma, que o seu cartaz seja apenas mais um entre os demais. Destaque-se!