5 passos básicos para vender online

Se tem uma loja online, há que pensar em estratégias para alcançar o seu público.

Uma forma de lá chegar é criar uma estratégia direccionada às suas personas. Nem todos os públicos compram todos os produtos e deve conhecer bem os seus (produto e público).


Ainda assim, deixamos-lhe 5 dicas para vender online que, sendo transversais, se aplicam a quase todos os negócios.



1. Mostre um lado pessoal.

Tenha em mente que o seu público são pessoas, e é a elas que se dirige. Simplifique o seu site, a sua landing page, os seus formulários de contacto, o fácil acesso a e-mail ou telefone, de forma a que o seu cliente não se sinta perdido, ao tentar chegar a si. Mostre-lhe que, do outro lado do monitor, também há pessoas.


2. Forneça os detalhes possíveis.

Explique detalhadamente o que é, para que serve, como se usa, como funciona e como se apresenta o produto que está a vender, sem esquecer cores, dimensões, tamanhos disponíveis, etc. E informe sempre o preço! O seu cliente quer saber tudo, antes de avançar com a decisão de compra!


3. Informe o seu valor.

O que é que o seu produto vai acrescentar ao consumidor? Em que é que o seu produto se distingue da concorrência? Qual o retorno que o consumidor terá, ao comprar o seu produto? O consumidor vai achar que é um bom investimento?


4. Crie URGÊNCIA!

Incentive a compra com uma "call to action", que pode ser um desconto, uma oferta por um tempo definido, uma edição limitada ou oferta de outro artigo na compra daquele.


5. Mailing list

Vá construindo a sua base de contactos, conforme vai recebendo os seus pedidos online (sejam vendas efectivas ou simples pedidos de informação). Com essa mailing list, poderá, no futuro, através de e-mail marketing, comunicar novas ofertas, novos produtos, descontos, saldos, etc.

Ou, caso consiga obter mais informação sobre os seus clientes, oferecer ofertas em datas especiais ou felicitá-los pelo aniversário, por exemplo. Qualquer cliente gosta de ser lembrado de forma personalizada.

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