5 Dicas para investir em Marketing Digital durante uma crise

Não há como negar: enfrentamos uma crise! Empresas com a actividade suspensa por tempo indeterminado, pessoas fechadas em casa sem saber se receberão os seus ordenados e uma tendência para reduzir os gastos ao mínimo possível.


Há quem veja na crise uma oportunidade e se reinvente, ajuste e até prospere. Há também, infelizmente, quem se aproveite dos seus clientes em tempos de crise. São tempos de recessão e de medo, e cada um tenta sobreviver à sua maneira.


As famílias reduzem o consumo aos bens essenciais e as empresas fazem cortes nas despesas que consideram supérfluas. Erradamente, os primeiros cortes são em marketing e comunicação… o que devia ser visto como investimento e não gasto.


Senão, vejamos… as pessoas continuam a consumir, certo? O que muda são as decisões de compra, que passam a ser mais ponderadas. Assim, as marcas que cortam os investimentos em comunicação tendem a ficar esquecidas, nestes momentos, reduzindo assim a sua facturação. Faz sentido ou não? Então, comunicar é preciso!



Durante uma crise, é necessário avaliar o comportamento de consumo e, a partir daí, definir onde pode ser reduzido o investimento e onde deve ser mantido ou mesmo aumentado.

Assim, e aproveitando o momento em que há mais predisposição do consumidor para o digital, porque não investir aí? Como? Vamos dar-lhe umas dicas:


1. Esteja onde está o seu cliente.

Se o consumidor procura na internet, seja em websites ou redes sociais, esteja lá. Mostre-se presente, de forma constante. Seja a solução para o problema, uma vez que a internet oferece imensas possibilidades de se mostrar e de vender.


2. Gaste mais tempo do que dinheiro.

Em comparação com o marketing tradicional, as estratégias de marketing digital exigem, por norma, mais investimento de tempo do que financeiro.


3. Analise as métricas.

No marketing digital, quase tudo é mensurável. Teste. Arrisque. O custo é baixo, não se deixe limitar. No entanto, tenha em consideração que nem todas as publicações em redes sociais e blogs se transformarão em vendas. Ainda assim, angariar leads e abrir janelas de oportunidade já é um bom indício e pode mostrar-lhe o caminho a seguir, estrategicamente.


4. Aposte no Marketing de Conteúdo.

Não lhe trazendo retorno imediato, vai permitir consolidar a sua marca e chamar a atenção dos seus clientes, fidelizando e aumentando assim a sua lista de seguidores, numa perspectiva de negócios futuros.


5. Melhore o que puder. Sempre!

A análise das métricas permite-lhe ajustar e melhorar a sua estratégia, em função do comportamento dos seus clientes. Abandone métodos antigos que não lhe trazem retorno e só lhe dão trabalho e despesa. Avalie. Reinvente-se. Adapte-se. Melhore o que for necessário. Abra os olhos para novas oportunidades e não perca o foco.


As crises passam. Boa sorte!

56 visualizações0 comentário

+351 229 962 055 | +351 935 496 400 | info@mandarina.pt

© 2019 by Projecto Mandarina | Marketing & Comunicação, Lda.