5 Dicas de fidelização do seu cliente

Qualquer que seja a sua área de negócio ou o seu produto, é preciso usar de algumas práticas para conquistar o seu cliente. E fidelizar será o seu maior objectivo, hoje e sempre!


Conquistar o seu cliente e torná-lo num defensor da sua marca vai exigir de si uma série de acções que não podem, nunca, ser negligenciadas. E, admitamos… fidelizar os clientes é sempre mais lucrativo do que angariar novos. Para isso, é obrigatório que eles sintam que ganham com isso. Essa noção de valor conseguido, com a qualidade do produto e com o serviço, vai fazer com que eles não procurem os seus concorrentes. Mais… vão recomendar e defender a sua marca, uma vez que já se relacionaram com ela foi estabelecida uma sensação de pertença.


Ainda assim, todo este trabalho de envolver o cliente exige, de si e da sua empresa, além do conhecimento profundo do seu cliente, um trabalho árduo que passa pelo atendimento, pela experiência que proporciona, pela satisfação de necessidades, pela transparência do negócio, pela comunicação clara e objectiva, pela exclusividade, por benefícios e por uma equipa focada na satisfação do cliente. Ufa!


Parece fácil? Não é muito difícil... mas dá trabalho!

Abaixo, deixamos-lhe 5 dicas simples para agradar o seu cliente, com o objectivo de fidelização:


1. Foque-se no cliente certo!

Defina, objectivamente, o perfil das suas buyer personas e não dispare em todas as direcções. Nem todos os clientes são para todos os produtos ou marcas. Foque-se no seu!


2. Sirva o seu cliente como gostaria de ser servido!

Vá de encontro às necessidades do seu cliente. Para isso, trate de conhecê-lo bem! Ponha-se no lugar dele e pense como gostaria que a empresa o tratasse. Não tente impingir-lhe o que ele não quer, mesmo que ache que seria o melhor para ele. Uma coisa é dar uma opinião (se houver ‘espaço’ e oportunidade para tal), outra coisa é forçar a venda. Não faça isso!


3. Compreenda e responda ao seu cliente!

Actualmente, com a facilidade de comunicação existente e, principalmente, com recurso às redes sociais, os clientes chegam mais rapidamente a toda a informação e sentem maior facilidade no contacto com as marcas. Isso pode ser bom, na medida em que ajuda a criar uma relação… e pode ser mau, se o cliente não tiver resposta pela mesma via. Esteja atento à sua presença online. Dê resposta em tempo útil (nas redes sociais, ‘tempo útil’ é ‘na hora’).


4. Dê ao seu cliente o valor merecido!

Um postal de Natal, um desconto de Feliz Aniversário, uma oferta pela compra efectuada… são acções apreciadas pelo cliente e que ajudarão a que este se fidelize à sua marca. Você lembrou-se dele e, principalmente, vai lembrá-lo de si!


5. Marque presença no pós-venda!

O seu trabalho não acabou no fecho do negócio. Estar presente após a venda, seja com um telefonema, um e-mail ou uma visita, vai demonstrar interesse pelo cliente e preocupação com a sua satisfação.


Bons negócios! ;)

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