15 Funções de um Community Manager

Antes de mais, vamos explicar-lhe, sucintamente, o que é o e o que faz um Community Manager, dentro de uma empresa.


Um Community Manager é, traduzindo, o profissional que vai gerir as comunidades e redes sociais da sua empresa. É quem vai gerir a sua marca e criar relações com os seus clientes, seguidores e potenciais interessados.


Para o sucesso da sua função, este profissional deve ter a atenção e sensibilidade necessárias para perceber oportunidades, entender as necessidades do seu público, aproveitando essas informações para o crescimento e fortalecimento da marca, comunicando adequadamente em todos os canais, online e offline.



Para que os resultados surjam, o que é sinónimo de um bom desempenho, o Community Manager deverá:

  1. Ser activo na internet, seja nas redes sociais, usando o e-mail marketing, em feiras, etc.

  2. Ter pleno conhecimento da empresa, da marca, dos produtos.

  3. Melhorar a imagem e posicionamento da marca.

  4. Gerir conflitos com o cliente, sem perdê-lo.

  5. Melhorar a atenção ao cliente, o atendimento e o serviço prestado.

  6. Estar em constante evolução e acompanhamento do mercado.

  7. Mostrar competências comerciais.

  8. Ser capaz de evidenciar o produto, visualmente.

  9. Ter conhecimentos técnicos sobre o produto.

  10. Perseguir a competência.

  11. Conhecer profundamente o seu público.

  12. Identificar as oportunidades.

  13. Criar parcerias e relações comerciais.

  14. Servir de intermediário entre a empresa e o consumidor.

  15. Pesquisar, seleccionar e partilhar conteúdo próprio e relevante para o seu público.


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